quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

TURISMO DE AVENTURA EM DIAMANTINA



Aqui na loja eu tenho refletido sobre Diamantina, cidade com sua beleza singular, história fascinante, personagens memoráveis, presente na Serra do Espinhaço, a nossa Cordilheira do Brasil, e mesmo assim ainda tão pouco valorizada como oportunidade única para o Ecoturismo e Turismo de Aventura. Podemos citar não somente em Diamantina mas em toda região, as inúmeras atrações naturais para o ecoturismo: Parque do Biribirí, Milho Verde, São Gonçalo do Rio das Pedras, Barão de Guaicuí, Conselheiro Mata e suas cachoeiras, Parque Estadual do Rio Preto em São Gonçalo do Rio Preto, Gruta do Salitre, Ponte do Acaba mundo, Trilha Verde da Maria Fumaça, Quenion do Funil, Caminho dos Escravos Diamantina-Mendanha, Rio jequitinhonha, todos esses lugares entre outros ainda tão pouco conhecidos e reconhecidos como merecem, são palcos de um espetáculo repleto de beleza e história. Aqui podemos praticar o Mountain Bike, o Montanhismo, Arvorismo, Trekking, Camping, entre outros diversos esportes de aventura, e mesmo assim eu pergunto, o que existe de mobilização, informação e infraestrutura para que isso seja possível para a população e para o turista? Quais eventos ajudam a divulgar e conscientizar sobre a potencial beleza da nossa região? Não longe daqui vemos a Serra do Cipó, Chapada Diamantina, entre outros lugares com uma estrutura voltada para esse turismo ecológico e claro, consciente. Afinal, conscientização e preservação são essenciais para a prática sustentável do ecoturismo em qualquer lugar do mundo.
Porém, começo a ficar mais esperançoso pois estamos vendo empresas abraçando esta causa de tão grande valor: Veredas do Espinhaço, Quintal Radical, Minhas Gerais, e quem sabe em breve outras apareçam para que definitivamente Diamantina acorde e veja ao seu redor, e até mesmo para dentro de si, em suas ruas, o quão importante é valorizar aquilo que vemos todos os dias ser tratado como comum e abundante. Nosso patrimônio vai além das fachadas mantidas e conservadas destes casarões... vai além dos muros e calçadas, ele passa pelos vales, montanhas, rios, pela alma e pelo coração!!!


Um comentário:

  1. Igor,
    Bom texto. Diamantina precisar acordar e mostrar para o mundo suas belezas naturais. Gostaria de sua permissão para publicá-lo no no Passadiço Virtual. Grande abraço, Fernando

    ResponderExcluir